Sábado, 11 Novembro 2017 18:36

O dogma inquebrantável Destaque

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A primeira metade do século XIX trouxe os primeiros desafios para o modelo de "dieta equilibrada", que afirmava que era medicamente necessário fornecer mais de metade das calorias totais sob a forma de alimentos contendo carboidratos. 

Na década de 1860, William Banting auto-publicou sua "Carta sobre Corpulência, dirigida ao público". Banting era um membro da classe de elite da Inglaterra e que, tal qual um número cada vez maior de seus pares, tornou-se obeso e desenvolveu uma série de problemas de saúde relacionados começando aos seus trinta. Seus médicos recomendaram regimes de dieta e exercício, tônicos e tratamentos de spa, nenhum dos quais melhorou sua saúde. Aos 64 anos, um novo consultor médico aconselhou-o a cortar o açúcar e os amidos. Banting perdeu peso e sua saúde melhorou dramaticamente, e seu sucesso levou à publicação de seu panfleto. O tratado foi tão popular que foi reimpresso e distribuído em toda a Europa e nos Estados Unidos, e aqueles que seguiram seu plano se tornaram conhecidos como os "Banters". No entanto, essa abordagem pouco ortodoxa da dieta encontrou uma grande quantidade de críticas da comunidade médica. A crença prevalecente, não fundamentada na ciência, era que os "alimentos farináceos" baseados em trigo eram um componente necessário de uma dieta saudável.

O debate de William Banting foi revivido no início do século XX, quando os exploradores viajaram para o extremo distante do hemisfério norte e observaram que as dietas aborígenes eram muito diferentes das do mundo ocidental. Essas populações eram geralmente saudáveis e relativamente livres de condições como doenças cardíacas, câncer e diabetes, doenças que estavam se tornando bastante prevalentes no mundo ocidental.

Em 1928, o explorador do Ártico, Vilhjalmur Stefansson, dedicado a confirmar suas observações ligando a dieta Inuit à sua aparente saúde robusta, realizou uma dieta de carne e gordura em estilo Inuit, que começou sob condições clinicamente controladas no Belevue Hospital, na cidade de Nova York. Após várias semanas, o escrutínio realizado por observadores pagos para o saldo do ano. Apesar das predições de que ele desenvolveria escorbuto e outras doenças relacionadas a deficiências nutricionais, ele permaneceu saudável por toda o período. Esses achados foram documentados em um artigo publicado em 1930 no Journal of Biological Chemistry.

Uma mudança de paradigma ocorreu na década de 1970, quando a dieta cetogênica ganhou uma audiência muito maior com a publicação do livro mais recente do Dr. Robert Atkins, a A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins. Em sua clínica Atkins, um cardiologista, observou os efeitos benéficos da restrição de carboidratos na perda de peso e popularizou uma dieta com baixo teor de carboidratos com base em "fases" progressivas. A restrição de carboidratos era a peça central do plano, com ingestão de carboidratos limitada a 20 gramas (líquidas) por dia. Atkins não estabeleceu limite específico de proteína, gordura ou calorias totais. A dieta era muito eficaz, pelo menos no curto prazo, e, em pouco tempo, seu nome era uma palavra de uso doméstico. Claro, o plano de Atkins não se alinhou com as recomendações padrão da dieta no momento (ou mesmo de hoje), e sua popularidade instantânea indignava ainda mais a comunidade médica e nutricional convencional, unindo-os em uma resistência universal ao que eles consideravam como um fator perigoso à sua crença de que as dietas de perda de peso deveriam ser baixas em gordura e restritas em calorias.

O trabalho de Atkins e outros defensores de baixo teor de carboidratos foi ainda mais corroído por uma nova onda de cientistas e médicos com forte viés para dietas com baixo teor de gordura, incluindo padrões veganos. Eles vieram com muito vigor para provar seu ponto de vista, mesmo que não se alinhasse com as pesquisas. Seus nomes são bem conhecidos, mesmo fora da comunidade de nutrição: Ancel Keys, Dean Ornish e T. Colin Campbell. Por estudos escolhidos a dedo e manipulação dos dados, eles continuaram com seu mantra de que a gordura - e não o açúcar - na dieta é que contribui diretamente para a deposição de gordura no corpo e nas artérias. Este viés teve um enorme impulso em 1977, quando o Comitê Seletivo do Senado dos EUA sobre Nutrição e Necessidades Humanas, liderado pelo senador George McGovern, publicou recomendações para os Objetivos Dietéticos para o Povo Americano: proteína com baixo teor de gordura e carboidratos moderados. Na época, como agora, a ciência que ditou essas diretrizes foi falha e muito debatida, mas não demorou muito para que as diretrizes fossem aceitas quase globalmente, primeiro nos Estados Unidos e depois no exterior.

 

Lido 91 vezes Última modificação em Sábado, 11 Novembro 2017 19:09
Dr. Renato Riccio

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Medicina Funcional e Integrativa com foco em Medicina do Estilo de Vida

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